quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Poluição Sonora




Falta de educação, desrespeito, falta de bom senso. É incrível como existem pessoas que não se importam com o bem estar dos outros e por falta de consciência ou simplesmente pelo mau gosto, utilizam da poluição sonora um artifício que só lhe convém.
É bastante desagradável quando sentamos numa cadeira de ônibus, num supermercado ou em qualquer outro lugar publico e de repente surgem àquelas pessoas com um som portátil ouvindo música de péssima qualidade em altura elevada. Não é porque o gosto musical não é compatível com o meu, mas sempre, sem exceção, a canção não presta.
Independente do que se toca, não é legal usar esse artifício em público. Agride o próximo de uma maneira invisível e silenciosa, causando irritabilidade e marcando um lugar de maneira negativa. Conheço casos em que brigas aconteceram por conta da falta de bom senso, tanto de quem escuta esse tipo de música em altura elevada, tanto de quem é receptor. Existe uma linha tênue entre o respeito e a agressão. 
Uma solução seria a grande adesão ao fone de ouvido. Objeto simples, de fácil aquisição e que evitaria problemas maiores. É verdade que as campanhas estão sendo realizadas por parte dos órgãos governamentais. Recentemente, uma campanha intitulada: “Não seja o DJ do Ônibus”, use fone de ouvido. Mais ainda é pouco.
O processo de educação e de conscientização por parte da população é de médio a longo prazo. É necessário haver uma fiscalização nos transportes coletivos, se a intenção da campanha além de conscientização é coibir esse tipo de pratica. Entendo que existem outras prioridades, e concordo. Em uma escala de prioridades não colocaria essa fiscalização em pauta, mas infelizmente, requer fiscaliza

Nenhum comentário:

Postar um comentário